sexta-feira, 10 de junho de 2011

Classificações de redes


Uma rede de computadores pode ser em uma distância pequena  (dentro de uma sala, um prédio, etc)ou pode ser em uma distância grande (em outra cidade, estado, país).
Devido a estas distâncias, classificamos as redes basicamente em três tipos que são os mais conhecidos: LAN, MAN e WAN.
O que é uma rede LAN, MAN ou WAN? Qual a diferença entre elas?
Primeiramente vamos falar sobre a rede de computadores LAN (Local Area Network): como a própria nomenclatura diz, é uma rede local, isto é, esta rede é implementada em um determinado lugar, por exemplo uma universidade, para interligar os departamentos de uma empresa em um edifício, ou seja, apenas em um local sem sair daquele local.
MAN (Metropolitan Area Network): é uma rede metropolitana, esta rede interliga computadores de uma rede no qual os computadores estão geograficamente distantes um dos outros. Diferente da rede LAN que é restrita em relação a distância, uma rede MAN pode interligar computadores de vários lugares diferentes em uma cidade ou até mesmo em outra cidade utilizando cabos de cobre ou de fibras ópticas.

 
WAN (Wide Area Network): redes geograficamente distribuídas, é uma rede utilizada para interligar computadores de distâncias maiores ainda, por exemplo de um estado para outro ou até mesmo de um país para o outro no qual a comunicação se dá através de satélites, fibras ópticas, redes públicas de pacotes e outros serviços.

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Smac 2.0 + Serial


SMAC é uma poderosa ferramenta de fácil utilização que permite alterar o MAC address das placas de rede. Este utilitário permite usar uma técnica denominada Spoofing.
Na realidade este utilitário não altera o MAC Adress “cravado” no dispositivo, é feito um bypasse no software que suporta o MAC address evitando que este seja restaurado sempre que a máquina reinicia o dispositivo.
O Spoofing consiste em esconder a verdadeira identidade do atacante na rede. Desta forma, é usada uma identidade falsa, isto é, o atacante fornece um endereço de origem que não lhe pertence.
Esta técnica não é de todo lícita, mesmo que estejamos a “tentar” proteger a verdadeira identidade do dispositivo que acede a determinados locais. Segundo julgo saber esta técnica não é de todo legal. Deixo-vos a sugestão de ler um pouco mais sobre esta técnica que tem vindo a a recolher cada vez mais adeptos. Veja mais informação recorrendo à Wikipédia aqui.
Voltando ao SMAC, este foi desenvolvido com o propósito de proteger a privacidade do utilizador, escondendo o seu verdadeiro MAC address nesta imensa propagação de sinais na redes wireless onde nos podemos encontrar.
Também tem o propósito de auxiliar os profissionais TI na segurança das redes que administram, debelando possíveis problemas e constituindo políticas de prevenção a alguns ataques, recuperação de endereços originais sob licença e registo proprietário.
SMAC é o primeiro software de modificação de MAC address para Windows, está em desenvolvimento desde 2002 baseado em intensivas pesquisas sobre comportamentos dos dispositivos e estruturas de suporte.
É uma ferramenta a guardar, para testes de segurança que o ajudarão a manter afastado qualquer intruso, desta vez terá as armas do inimigo, uma ferramenta importante para administradores, técnicos de segurança e online gamers.



Download